O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros anunciou nesta segunda-feira (6) em entrevista ao Programa Arapuan Verdade do Sistema Arapuan de Comunicação, que o Governo do Estado adquiriu 200 mil testes rápidos e que esse material está chega na próxima semana.
Ele disse ainda que o Ministério da Saúde disponibilizou 930 testes rápidos serão distribuídos seguindo critérios técnicos e não de forma aleatória. “É preciso destacar que esses testes devem ser usados com critérios. Não é para ser usado indiscriminadatmente, já que os dados revelam que o índice de uso aleatório chega 70% de falso negativo. Por isso que tem que existir critérios e esses constam nos sintomas que as pessoas apresentam”, alertou.
Ainda segundo ele, o estado não tem subnotificação nos casos de Coronavírus, conforme insinuou o Ministério Público Federal. ‘Todos os dados que estamos apresentando sobre essa doença são reais. Apenas os exames estavam sendo realizados em Belém do Pará, mas o governo já iniciou os testes a duas semanas com testes por dia no Lacem para esclarecer todos os casos descartados e confirmados, além de 13 mortes que estão sendo investigadas de suspeita de covid-19″, garantiu o secretário.
Ele ainda criticou as declarações do secretário de Saúde de João Pessoa de que o número de casos de coronavírus pode ser multiplicado por 10, explicando que o Estado trabalha com evidência científica e não com empirismo.
Por ClickPB