O presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, disse, nesta quarta-feira (23), que pelo menos 165 prefeituras já confirmaram que vão paralisar as atividades no próximo dia 30 para cobrar uma solução em relação à queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
A declaração aconteceu em entrevista à imprensa durante sessão especial na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para discutir o assunto.
De acordo com George Coelho, a mobilização acontecerá na Praça João Pessoa, no centro da capital, em frente à sede dos três poderes. Ele ressaltou que a situação das prefeituras é preocupante e que o Governo Federal precisa oferecer uma saída para o impasse, sob pena de inviabilizar as gestões municipais. “Ninguém é contra os programas sociais do governo, nós somo favoráveis, agora o que queremos é mais recursos para honrar os compromissos e garantir os benefícios para a população”, afirmou.
Questionado sobre os recursos para o pagamento do piso nacional da Enfermagem, George Coelho revelou que o dinheiro caiu nesta quarta-feira nas contas das prefeituras, mas é insuficiente. Ele sugeriu aos gestores que paguem com os valores que chegaram. “Os gestores têm que complementar com os recursos que chegaram, não pode ser diferente. Mas temos a solução, tá lá no Congresso, que é a PEC 25/2022, que está pra ser votada na Comissão de Constituição e Justiça”, declarou.
Redação