Escolas da Rede Municipal realizaram durante toda a semana, eventos alusivos ao Maio Laranja. A campanha acontece a nível nacional e é voltada ao combate ao abuso e à exploração sexual infantil. Nesta sexta-feira, 17 de maio, estudantes das escolas Ceai Elpídio de Almeida (Ramadinha), Rômulo José de Gouveia (Aluízio Campos), e Anis Timani (Catingueira) realizaram pitstop, caminhada e panfletagem e oficina para estudantes.
A articuladora dos psicólogos da rede, Tamires Fernandes, explica a importância de trabalhar a temática com adolescentes. “Esse dia é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Na Rede estão sendo desenvolvidas ações educativas como caminhadas, exibição de filmes, panfletagem em espaços públicos, oficinas, rodas de conversa, entre outras ações com a participação de crianças e adolescentes, para chamar a atenção e sensibilizar a sociedade em geral sobre a importância da proteção às infâncias e adolescências contra todas as violências sexuais”, destacou.
A assistente social, Maria das Graças Macário da Silva, destacou o engajamento de toda a comunidade escolar. “A gente vem realizando ações educativas no sentido de mobilizar a comunidade escolar para a campanha Faça Bonito. Para que as pessoas tenham consciência dessa proteção da criança e do adolescente. E essa campanha a gente já vem desenvolvendo aqui na escola há três anos. Essa campanha não encerra essa semana, mas dura o ano inteiro. A gente envolve parceiros locais, professores, alunos para levar conscientização para a sociedade”, explicou.
A estudante Maria Luiza dos Santos Feitosa, do 9º ano, participou do pitstop nesta sexta-feira.
“Foi um momento muito importante. Achei muito legal. A gente participou de rodas de conversas, construção de faixas e a gente aprendeu também sobre a prevenção de abuso sexual. Todos se reúnem, se unem e aprendem coisas novas. O pitstop foi um momento muito legal com entrega de panfletos e adesivos. E foi muito legal”, falou.
Sobre o 18 de maio
No dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Instituída pela Lei Federal 9.970/00, a data é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e já alcançou centenas de municípios do nosso país. O objetivo é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Codecom