O Programa Coração Paraibano realizou, na noite dessa sexta (31), no Parque do Povo, em Campina Grande, um atendimento que foi determinante para salvar a vida de um homem, de 51 anos. A agilidade do serviço prestado no Posto de Atendimento Avançado do Governo da Paraíba, mantido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) durante os 31 dias do Maior São João do Mundo, possibilitou que o paciente fosse transferido para a unidade hospitalar referência, onde recebeu o tratamento necessário.
Arquimedes Fernandes Felismino, 51 anos, aproveitava a festa junina, no Parque do Povo, quando apresentou dores no peito e procurou atendimento no Posto de Pronto Atendimento do estado. De imediato, foram prescritos medicamentos para dor, realizado o exame de eletrocardiograma, e consulta em tempo real com o cardiologista de plantão do programa Coração Paraibano, via telemedicina. O médico, rapidamente, encaminhou o paciente para a Unidade Hospitalar referência, o Hospital de Trauma de Campina Grande, onde o usuário passou por um exame de cateterismo cardíaco, no domingo (2), que evidenciou lesões nas artérias do coração.
De acordo com o médico e coordenador do Grupo de Resgate Aeromédico (Grame), responsável pela transferência, Elvio Lievert, o paciente está estável e encontra-se internado na UTI hemodinâmica do Hospital de Trauma de Campina Grande. “O atendimento ágil, realizado pelo programa Coração Paraibano dentro da festa no Parque do Povo foi essencial para o diagnóstico rápido e a adoção de condutas necessárias para salvarmos a vida do paciente”, explicou.
Para o secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, o Coração Paraibano é um importante marco na saúde pública do estado. “O programa tem sido um grande diferencial na assistência cardiológica da Paraíba, através de um serviço inovador que integra redes em cada macrorregião via telemedicina. Nossa presença estratégica, nas principais regiões do estado tem, de fato, ajudado a salvar vidas. O atendimento realizado em Campina Grande mostra o quanto a saúde da Paraíba tem avançado em compromisso, qualidade e inovação”, destacou.
Desde o seu lançamento, o programa Coração Paraibano realizou mais de 11 mil atendimentos. Durante os festejos juninos, além do atendimento de prontidão no Parque do Povo, em Campina Grande, uma ambulância e uma aeronave estão disponíveis para a locomoção de pacientes, possibilitando o tempo ágil de resposta para o socorro dos usuários, elevando a taxa de sucesso no salvamento dessas vidas.
A estrutura do Posto Médico de Pronto Atendimento do Governo do Estado também estará presente nas festas juninas de Bananeiras, Patos, Monteiro, Santa Luzia, e em Cabaceiras, na Festa do Bode Rei.
- Secom-PB