A Justiça Eleitoral condenou o site Política da Paraíba e o Blog Jair Sampaio pela divulgação de fake news para prejudicar o candidato a prefeito de São Bento Gerfeson Carnaúba (PSB). Os veículos tentaram vincular o nome de Gerfeson a uma acusação feita a terceiros, o que para a Justiça configurou tentativa de sujar a imagem do candidato.
De acordo com a decisão, as matérias publicadas tentavam argumentar a existência de uma ligação de Gerfeson e os investigados. “Não existem provas das acusações formuladas, uma vez que não existem notícias de que o representante [Gerfeson Carnaúba] figure formalmente como investigado”, diz a peça. A Justiça destaca ainda que não há qualquer indício de que o real investigado possua qualquer grau de parentesco com o candidato da situação.
A punição inclui pagamento de multas no valor de R$ 5 mil para cada veículo além da remoção da publicação em até 48 horas. “Os fatos noticiados extrapolam os limites da liberdade de expressão e podem causar danos à imagem do candidato”, atestou o juiz Rúsio Lima de Melo.