A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) é destaque na segunda edição do relatório “Cases de Inovação no Setor de Saneamento”, elaborado pela Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. O trabalho desenvolvido pela Companhia na Gestão Integrada de Falta de Água, através da plataforma GIS, foi selecionado dentre outras ações do País e, na publicação, figura entre os 22 projetos inovadores do setor.
A equipe da Cagepa responsável pelo projeto é formada por Altamar Alencar, Diego Valera, Janaína Cunha, Petrônio Melo e Márcio Córdula. A plataforma GIS foi usada para integrar e exibir espacialmente dados do sistema SCADA (monitoramento e controle), CRM (gestão comercial) e CMMS (manutenção). Com base nos dados históricos de pressão do SCADA, um algoritmo classifica anomalias e gera alertas para pontos de pressão anormal.
“Do CRM, é criado um mapa de calor sobre reclamações de falta d’água. O CMMS indica se há ordem de serviço emitida e a previsão de restabelecimento do abastecimento. Com isso, é possível cruzar informações de diferentes fontes e agir de forma proativa. O monitoramento da pressão antecipou reclamações, que antes eram a única fonte de informação sobre a falta d’água, melhorando a eficiência operacional. Sem contar que essa é uma solução de baixo custo, que integra sistemas de atendimento à operação e da base até a alta gestão”, explicou Altamar Alencar, que é gerente de Novos Negócios e Inovação e também integra o projeto.
Altamar ainda ressalta que a integração dos sistemas permitiu uma visão completa da situação de falta d’água, resultando em uma resposta mais ágil, coordenada e precisa aos clientes.
O relatório “Cases de Inovação no Setor de Saneamento” é fruto da colaboração entre participantes do Fórum de Gestão do Conhecimento e Inovação no Setor de Saneamento, que congrega 27 empresas, associações e consultores. Nesta última edição, foram destacadas a contribuição de oito empresas de saneamento que compartilharam 22 projetos inovadores. Os cases abordam temas cruciais como Recursos Hídricos, Tratamento e Distribuição de Água, Coleta e Tratamento de Esgoto, Operação e Manutenção, Digitalização e Automação, Eficientização Energética, Reuso de Água e Resíduos, Relação com o Cliente, Gestão de Consumo e Demanda, e Desenvolvimento de Novos Negócios.
Acesse o relatório pelo link: 2ª Edição do Relatório – Cases de Inovação no Setor de Saneamento