A estratégia de vacinação no Terminal de Integração, da Secretaria de Saúde de Campina Grande, foi destaque nesta segunda-feira, 18, na II Oficina Nacional ImunizaSUS. O trabalho representou o Município na oficina nacional que apresenta as melhores experiências do país.
Após as apresentações, uma comissão elege as primeiras colocadas. O trabalho intitulado “A implantação de um ponto de vacinação em um terminal de integração: contribuindo para a imunização de adultos e idosos” concorre com 345 iniciativas de todo o país e o resultado será divulgado na quarta-feira, 20.
A vacinação no Terminal de Integração envolve a oferta diária dos imunizantes à população no espaço de circulação do transporte urbano público coletivo municipal. Por mês, cerca de 50 mil pessoas circulam pelo local, segundo a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), que é uma parceira da iniciativa.
A iniciativa de Campina Grande já havia sido premiada na mostra estadual “Paraíba Aqui tem SUS”. O trabalho envolve inúmeros profissionais, mas é assinado pela coordenadora municipal de imunização, Samira Luna; pelo assessor de comunicação Rafael Melo; pelos técnicos da imunização Jhonatan Mickael Silva, Vera Lúcia de Sousa e Carla Suênia Guimarães.
“Estamos constantemente mostrando para todo o país e para o mundo as estratégias exitosas de Campina Grande na imunização”, disse a coordenadora Samira Luna. Graças a essas experiências, o Município retomou as altas coberturas vacinais na maior parte dos imunizantes do Calendário Nacional de Imunização.
Em 2023, a cidade venceu a I Oficina Nacional ImunizaSUS com a iniciativa da “Busca Ativa Vacinal (BAV)”, realizada em parceria com o Fundo das Nações Unidades para a Primeira Infância (Unicef).
Codecom