A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), iniciou encontros de acompanhamento para pessoas integrantes do Programa Famílias Fortes no Município. A ação que ocorre em seis Centros de Referência em Assistência Social (Cras), começou nessa segunda-feira, 25, e segue até 20 de dezembro, como forma de estreitar maior vínculo com os participantes e checar os resultados dos encontros convencionais do Programa.
Até o último mês de outubro, foram realizados oito turnos com a participação de diversas famílias e a ideia, é reforçar o aprendizado delas e ampliar os vínculos familiares. Para isso, as famílias se encontram com equipes do Programa, respectivamente, nos Cras Galante, nas segundas, Bodocongó e Aluízio Campos, nas terças, José Pinheiro e Pedregal, nas quartas, finalizando com São José da Mata, às quintas-feiras. Ao todo, 77 pais ou responsáveis, além de 77 adolescentes, integram a ação nos territórios.
Edna Barbosa, de 55 anos, participa dos encontros de acompanhamento no Cras Bodocongó, com um dos três netos, de 15 anos de idade. “Já faz dois anos que eu participo do Programa e vi melhoria no comportamento do meu neto, que era muito agressivo. Por isso, eu estou retomando o que aprendemos, acho muito importante esse trabalho com nossas famílias, porque a gente passa a ver como a convivência pode melhorar em casa”, disse a avó.
Conforme Julieta Freitas, coordenadora do Famílias Fortes, esses encontros são tão importantes quanto os convencionais. “Nesses encontros nós procuramos saber se cada família conseguiu dar continuidade ao que foi aprendido de acordo com as temáticas trabalhadas desde o primeiro turno, o que mudou, o que melhorou, para a gente fazer um balanço sobre a condução do Projeto e o que pode ser melhorado nas casas dessas pessoas”, finalizou a coordenadora.
Para o secretário da Semas, Fábio Thoma, no geral, a atuação do Programa no Município é de muita relevância para as famílias alcançadas. “O trabalho do Familias Fortes é um dos pilares da assistência social, que vem de fato transformando a vida de muitas famílias, que enfrentam diversos problemas como o alcoolismo, falta de diálogo, entre outros. Uma verdadeira transformação, a partir dos vínculos familiares que são reforçados”, disse o secretário.
Codecom