Durante toda a semana o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, cumpre agenda no Reino Unido. O objetivo da visita foi participar das cerimônias de graduação dos intercambistas do programa Conexão Mundo no país e conhecer de perto a vivência dos estudantes que deixam a Paraíba para viver a maior experiência pedagógica e pessoal de suas vidas, proporcionada pelo Governo da Paraíba. No total são 100 estudantes da Rede Pública da Paraíba, distribuídos em cidades da Escócia, Inglaterra e País de Gales.
Em Glasgow, na Escócia, nesta quinta-feira (28), o secretário participa de um tour pelo City of Glasgow College, tem encontro com os estudantes, tour pelo campus de Sighthill e da última cerimônia simbólica de graduação. Desde a última segunda-feira (25) Wilson Filho já esteve em Neath, no País de Gales, onde participou de atividades no Neath Port Talbot College (NPTC), envolvendo tour pelo campus, reunião com a direção do NPTC e cerimônia simbólica de graduação dos estudantes paraibanos; em Leamington Spa, na Inglaterra, visitou o Warwickshire College, onde encontrou os intercambistas da Paraíba e os acompanhou no workshop de design de games, realizado pela empresa Third Kind Games, também participou da cerimônia de graduação do grupo, conheceu famílias anfitriãs dos jovens paraibanos no país e participou de um jantar com líderes do College.
O secretário Wilson Filho destacou a importância da agenda com os intercambistas paraibanos e falou sobre o aperfeiçoamento do Conexão Mundo. “Estamos durante toda a semana acompanhando o programa no Reino Unido, o maior programa de intercâmbio do país, que é paraibano e está trazendo 400 estudantes nesta versão 2024 para diversos países. Aqui entre Inglaterra, Escócia e País de Gales são 100 estudantes da rede pública estadual. Tudo a partir de uma decisão do governador João Azevêdo de dar a esses estudantes a maior oportunidade de suas vidas, para que eles possam melhorar e criar fluência numa outra língua e claro, avançar na maturidade, na independência e construir experiência e memórias para toda a vida. Eu vim aqui para conversar com os professores, para conhecer os colleges, que são os locais onde eles estudam, as famílias nas casas onde eles vivem, conferir como funciona essa acolhida e ouvir os nossos estudantes sobre essa experiência, porque queremos aperfeiçoar cada vez mais esse programa que serve de exemplo para o mundo todo”, destacou.
Na agenda o secretário também participou de aulas ministradas por estudantes paraibanos para estudantes do Reino Unido, durante o Brazilian Day, oportunidade em que os ingleses tem a chance de conhecer um pouco da cultura do nosso país. “Ver nossas estudantes da rede estadual falando sobre o forró e ensinando os britânicos a dançarem nosso ritmo foi sensacional. Ficaram encantados com a nossa cultura e receptividade! Também tiraram dúvidas e eu pude ver nossos jovens paraibanos dando show na fluência em inglês. O Conexão Mundo é isso, o exemplo perfeito de como transformar vidas através da educação”, destacou Wilson Filho.
Conexão Mundo – O programa proporciona intercâmbio gratuito para estudantes da Rede Estadual de Ensino. O edital de 2024 contemplou os países do Chile, Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales), Espanha e China, que acontece em versão inédita e vai proporcionar o embarque de 50 estudantes em março de 2025. A iniciativa do Governo da Paraíba, proporcionalmente, sai na frente de estados como São Paulo que, com mais de 44 milhões de habitantes, envia por ano cerca de 1000 estudantes e que começou efetivamente em 2023. O Instagram do programa é @conexaomundopb. Também é possível acompanhar novidades do programa pela aba da Secretaria de Educação no portal do Governo do Estado (https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao) e pelo Instagram da pasta, @educacaogovpb.