O Departamento Estadual de Trânsito, (Detran-PB) está participando do 3º Seminário Internacional de Segurança no Trânsito. O evento, promovido pela Senatran, acontece até esta quarta-feira (4) em Brasília, com o foco sobre a segurança no trânsito e os desafios enfrentados no Brasil e no mundo pela redução de mortes e lesões no trânsito.
O superintendente Isaías Gualberto, que fez um pronunciamento na solenidade de abertura do seminário, destacou a importância do evento. “Vamos discutir essa guerra diária que estamos enfrentando no país. No caso da Paraíba, 73% das mortes são de motociclistas, na sua grande maioria pessoas do sexo masculino e jovens”, enfatizou.
Nesta terça-feira (3), a diretora Roberta Neiva integrou o painel sobre Gestão de Velocidades, ao lado de outros especialistas. “A gente vai conversar de uma perspectiva internacional sobre a gestão da velocidade e eu tenho uma ideia sobre porque a gente anda tão acelerado. Não dá pra falar de velocidade sem falar de pessoas, de gente, do ser humano. Tudo que vai ser feito ou falado sobre trânsito sempre tem que ter em vista a pessoa. Então a gente vive hoje a era cibernética, onde no mundo virtual, que é uma simulação da realidade, temos tudo com um clique”. assegurou Roberta, ao abrir o debate.
Entre os temas, o destaque é o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que tem como meta reduzir pela metade as mortes no trânsito até 2030, salvando cerca de 86 mil vidas. A gerente de Educação para o Trânsito, Ariana Nogueira, e a coordenadora do Pnatrans, Greyce Santos, também estão participando da edição atual do Seminário Internacional de Segurança no Trânsito.