O deputado paraibano Hugo Motta (Republicanos-PB), que conta com adesão de quinze partidos para assumir a presidência da Câmara Federal – o que corresponde a 75% de toda composição da casa – ao mesmo tempo em que sofre pressão da direita, está cada dia mais próximo do Governo Lula, especialmente do ministro da Secretaria de Relações Institucionais de Lula, Alexandre Padilha (PT).
Segundo a coluna do jornalista Igor Gadelha, no portal Metrópoles, ao contrário do que aconteceu com o atual mandatário da Casa Legislativa, Arthur Lira (PP-AL), Padilha manteve uma boa relação com Motta ao longo dos últimos dois anos.
Segundo a agenda oficial de Padilha – ainda conforme o Metrópoles – o ministro esteve em 10 reuniões com Motta entre 2023 e 2024. A última delas, em 14 de novembro, foi uma homenagem ao deputado paraibano.
Já com Lira, que chegou a romper publicamente com o ministro, foram registrados apenas quatro encontros desde janeiro de 2023. Em 2024, houve apenas uma reunião, no dia 12 de dezembro, convocada pelo presidente Lula.
Portal Metrópoles