Em Cima da Notícia – Onde a Informação chega primeiro

Em Cima da Notícia – Onde a Informação chega primeiro

João Azevêdo e presidente nacional do Sebrae visitam 39º Salão do Artesanato e celebram número de vendas

O governador João Azevêdo visitou, no final da tarde dessa sexta-feira (24), ao lado do presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, o 39º Salão do Artesanato Paraibano, montado no estacionamento do antigo Hotel Tambaú, na orla de João Pessoa. Com o tema “Qual o seu papel?”, esta edição homenageia os artesãos que trabalham com as técnicas da papietagem e papel machê e já contabiliza mais de R$ 2,5 milhões em vendas em 14 dias de evento.

Em mais de 6 mil metros quadrados de área, a maior estrutura na história dos Salões, 549 expositores mostram o melhor do artesanato paraibano em suas mais diversas tipologias: bordado, brinquedos populares, crochê, metal e renda renascença, entre outras.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual celebrou os números positivos de vendas  e de visitações do Salão do Artesanato.  “O Salão está muito bonito, são mais de 500 artesãos participando, já registramos um volume de vendas muito alto e de doações de alimentos, que serão distribuídos para instituições que cuidam de pessoas em situação de vulnerabilidade social, uma demonstração do espírito de solidariedade dos pessoenses e dos nossos turistas”, frisou.

Ele também agradeceu a parceria com o Sebrae para a realização da Feira e de eventos de fomento ao empreendedorismo no estado. “O Sebrae é um parceiro muito forte do Salão do Artesanato e em todas as feiras de empreendedorismo que a gente tem na Paraíba”, acrescentou.

 

A primeira-dama e presidente de honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, também evidenciou que a 39ª edição do Salão do Artesanato tem superado as expectativas. “Nós estamos muito felizes porque a cada visita que fazemos ao Salão constatamos a alegria dos artesãos com o grande volume de peças comercializadas, fruto de um trabalho comprometido do Governo do Estado, que tem gerado emprego e renda e fortalecido as nossas tradições culturais”, disse.

O presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, destacou a sensibilidade da instituição e do Governo da Paraíba para oferecer oportunidades de transformação social por meio da economia criativa. “Apoiar o setor, promover inclusão, permitir que essa pequena economia, na expressão daquilo que é mais belo no processo produtivo, lapidado pelas mãos de homens e mulheres que transformam produtos da natureza, é algo diferenciado. O governador João Azevêdo e o Sebrae mostram ao Brasil um marco extraordinário com a realização da Feira, que reforça a rica pluralidade da economia da Paraíba”, sustentou.

A secretária do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, ressaltou que o Salão do Artesanato se tornou um grande atrativo turístico. “O evento foi montado em um local estratégico na Orla de Tambaú, recebendo milhares de turistas, já registramos um volume de vendas superior ao do ano passado e, acima de tudo, o Salão é um abraço ao nosso turista da nossa arte, da nossa cultura, com o nosso artesanato, nossas atrações culturais e gastronomia, que geram emprego e renda”, observou.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, afirmou que o sucesso do Salão do Artesanato é resultado do compromisso da gestão estadual, do Sebrae e demais parceiros de entregar um produto de excelência aos paraibanos e turistas. “A cada ano que passa, os Salões crescem mais. Já atingimos R$ 2,5 milhões em vendas diretas e já arrecadamos mais de quatro toneladas de alimentos. Nós sabemos do apoio incondicional do governador João Azevêdo e da primeira-dama Ana Maria Lins ao artesanato e tivemos a grata satisfação de recebermos a visita do presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, que é um grande parceiro do artesão paraibano”, comentou.

O Salão do Artesanato será realizado até o dia 2 de fevereiro, em todos os dias da semana, das 16h às 22h. A entrada é gratuita, mas os visitantes podem doar alimentos não perecíveis que serão destinados a entidades que cuidam de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Ao todo, sete artesãos estão sendo homenageados: Adriano Oliveira, Babá Santana, Carlos Apolônio, Dadá Venceslau, Ednaldo Farias, Geo Oliveira e Socorro Souza. O Salão do Artesanato é uma realização do Governo da Paraíba e Sebrae-PB.

Socorro Souza, uma das homenageadas, trabalha com artesanato desde criança e agradeceu ao Governo da Paraíba pelo reconhecimento de seu trabalho e pela oportunidade de apresentar e comercializar sua arte. “O Salão é uma vitrine, as vendas estão excelentes, já vendemos para Rondônia, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, além de outros estados e também cidades da Paraíba e eu agradeço ao governo e ao Sebrae por esse grande evento que tem atraído um grande volume de pessoas, maravilhadas com o trabalho de todos os artesãos”, declarou.

A visita foi acompanhada pelo vice-governador Lucas Ribeiro; pelo superintendente do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim; pelo diretor-técnico do Sebrae, Lucélio Cartaxo; e pelo diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Neto Franca.

Secom-PB

Fotos: José Marques

Rudney Araujo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo