Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Efraim Filho celebra vitória de Hugo Motta para a presidência da Câmara e aposta em nova fase de conciliação com o Senado

A vitória do deputado federal Hugo Motta (Republicanos), eleito neste sábado (01/02) para o comando da Câmara dos Deputados no biênio 2025-2026 por 444 votos, foi comemorada pelo senador paraibano Efraim Filho (União Brasil), que destacou a conquista como um marco para a Paraíba e para o Congresso Nacional. Amigo e aliado de longa data de Motta, Efraim afirmou que sua gestão abre caminho para um novo momento de entendimento e cooperação entre a Câmara e o Senado.

“A eleição de Hugo Motta é um orgulho para a Paraíba e um grande acerto para o Brasil. Ele tem experiência, equilíbrio e capacidade de diálogo, qualidades fundamentais para reconstruir pontes entre a Câmara e o Senado. Estou confiante de que essa nova fase trará mais harmonia ao Congresso Nacional”, afirmou o senador.

Efraim ressaltou que a relação entre as duas Casas Legislativas enfrentou momentos de desgaste nos últimos anos, o que, segundo ele, prejudicou a tramitação de projetos e a autonomia do Parlamento. Com a chegada de Hugo Motta à presidência da Câmara, ele acredita que o diálogo será retomado de maneira mais produtiva.

“A relação entre Câmara e Senado se esgarçou nos últimos anos. Houve momentos em que os presidentes das duas Casas sequer se falavam. Isso fragiliza o Congresso como instituição. Hugo tem perfil conciliador e irá trabalhar para fortalecer essa sintonia, o que também fortalecerá o Legislativo como um todo”, explicou Efraim.

O senador paraibano também enfatizou sua disposição em contribuir para essa nova fase, colocando-se como um elo entre as duas Casas. “Sou amigo pessoal do presidente Hugo Motta, já coordenamos juntos a bancada da Paraíba e temos uma relação de confiança. Como líder do União Brasil no Senado, estarei ao lado dele para facilitar esse diálogo e buscar soluções que beneficiem o Congresso e o Brasil”, pontuou.

Entre as iniciativas que podem contribuir para essa reconciliação, Efraim citou a retomada das comissões mistas para a análise de medidas provisórias, uma proposta também defendida pelo senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). “Hugo e Davi compartilham a mesma visão de um Congresso mais equilibrado, onde ambas as Casas tenham seu devido protagonismo. Essa sintonia é essencial para evitar o enfraquecimento do Parlamento frente aos demais poderes”, concluiu Efraim Filho.

Veja também:

Em Cima da Notícia - Onde a Informação chega primeiro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.