Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Efraim Filho reconhece excessos e pede anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro

Durante entrevista ao Programa Arapuan Verdade, do Sistema Arapuan de Comunicação desta terça-feira (25), O senador Efraim Filho (União Brasil) reconheceu que houve excessos nas penas aplicadas pela justiça no caso de 8 de Janeiro quando milhares de pessoas invadiram e depredaram os três poderes,  Brasília.

De acordo com o senador, é preciso que as penas sejam revistas para evitar que pessoas inocentes sejam condenadas severamente.  “Tem que se apurar com muita cautela todos casos. Devem punidos os aqueles que participaram diretamente dos atos”, disse Efraim Morais.

“Você vê alguns exemplos de pessoas, de mães que estão presas e que eu acho injusto. Eu acho que existem casos sim que podem ter anistia. Você tem mães que precisam retornar a seu convívio familiar. Idosos, pessoas trabalhadoras e eu entendo que teve excesso de pena”, detalhou.

Sobre o tema:  Os ataques de 8 de janeiro na Praça dos Três Poderes, em Brasília, levaram à prisão ao menos 1.430 pessoas no último ano, de acordo com informações do Supremo Tribunal Federal (STF).

Entre os condenados ao regime fechado (223 no total), 71 já iniciaram o cumprimento das penas, e 30 aguardam o esgotamento das possibilidades de recurso (trânsito em julgado) nas suas ações penais para o início da execução penal.

Outras 122 pessoas, no entanto, são consideradas foragidas. Em relação a metade delas, já foram adotadas medidas cabíveis para o pedido de extradição junto a autoridades estrangeiras. Elas estavam sendo monitoradas por tornozeleira eletrônica e saíram do país após romperem o equipamento. Uma vez extraditadas, deverão passar a cumprir suas penas em regime fechado

Veja também: