Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projeto de Fábio Carneiro reconhece as ‘Sereias da Penha’ como patrimônio cultural imaterial de João Pessoa

O vereador Fábio Carneiro (Solidariedade) apresentou Projeto de Lei que reconhece como patrimônio cultural imaterial de João Pessoa as ‘Sereias da Penha’, grupo de mulheres marisqueiras que fabricam de forma artesanal biojoias a partir de matéria-prima que vem do mar, como escamas e couro de peixe.

De acordo com Fábio Carneiro, esse trabalho das Sereias da Penha já conquistou visibilidade nacional e até internacional, difundindo o artesanato local, além do nome da cidade de João Pessoa, para o mundo inteiro.
Fábio Carneiro ressaltou que através desse trabalho, as mulheres do grupo Sereias da Penha não promovem apenas a sustentabilidade econômica de suas famílias, mas também ajudam a difundir o patrimônio imaterial da comunidade da Penha.

Ele citou, por exemplo, a repercussão bastante positiva ao trabalho das Sereias da Penha nos principais eventos de moda, a exemplo da São Paulo Fashion Week.

“O artesanato produzido pelas Sereias da Penha, a partir de materiais naturais, como escamas e couro de peixe, já conquistou visibilidade nacional e até internacional. Para se ter ideia, uma dessas biojoias adquirida no Salão do Artesanato Paraibano e dada como presente ao papa Francisco pela ministra da Cultura, Margareth Menezes”, comentou.

Ele disse ainda que a iniciativa reforça a necessidade de apoio institucional e incentivo à continuidade dessas atividades culturais, assegurando a proteção e a promoção de iniciativas que fortalecem a identidade local e impulsionam o desenvolvimento sustentável da região.

O projeto está tramitando nas comissões da Câmara Municipal e em breve deve ser enviado ao plenário da Casa para ser votado.

Veja também: