Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conselheira do TCE-PB Alanna Galdino participa do 9º Congresso de Mediação e Arbitragem na Paraíba

Conselheira representa o TCE-PB em evento que reforça a importância dos métodos consensuais de solução de conflitos

A conselheira do Tribunal de Contas da Paraíba, Alanna Camilla Santos Galdino Vieira, participou, nesta quinta-feira (22), representando o TCE-PB,  da solenidade de abertura do 9º Congresso de Mediação e Arbitragem, realizado na sede do Senac, em João Pessoa. O evento reúne autoridades, juristas, advogados e especialistas para discutir os avanços e os desafios dos métodos adequados de solução de conflitos, como a mediação, a conciliação e a arbitragem. O evento é promovido pelo Instituto de Pesquisa e Extensão Perspectivas e Desafios de Humanização do Direito Civil-Constitucional (IDCC).

Durante a cerimônia, a conselheira Alanna Galdino foi destacada pelo presidente da OAB-PB, Harrison Targino, como símbolo do avanço da representatividade feminina nos espaços de decisão. Em sua fala, Targino enfatizou a importância histórica da indicação de Alanna como a primeira mulher a ocupar o cargo de conselheira do TCE-PB, ressaltando sua trajetória e seu compromisso com o fortalecimento das instituições.

Para a conselheira, o evento representa uma oportunidade importante para promover o diálogo entre os diversos atores do sistema de justiça e fomentar a adoção de práticas que priorizem a cultura da paz. “O fortalecimento dos métodos consensuais é uma pauta que dialoga com o compromisso dos órgãos de controle de promover justiça, eficiência e equilíbrio nas relações públicas e sociais”, destacou Alanna Galdino.

Para o presidente da OAB-PB, o Congresso é uma oportunidade singular para reafirmarmos um compromisso institucional da OAB: sermos agentes e disseminadores da cultura da paz, por meio da promoção dos métodos adequados de solução de conflitos. “Queremos ser protagonistas na difusão de práticas que promovam o diálogo, a escuta ativa e a construção conjunta de soluções, tanto no âmbito jurisdicional quanto nas esferas sociais e comunitárias”, disse.


Para ele, a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba, tem trabalhado com afinco para ampliar os espaços de atuação e de formação na área de mediação e arbitragem. Exemplo disso é a criação da Comissão de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos. “Essa comissão será responsável por difundir conhecimento, promover eventos e ações práticas em todo o estado”, destacou.

A Conferência de abertura tratou de “Métodos Adequados de Resolução de Conflitos e o Acesso à Justiça”, com exposição da advogada Silvia Brega (SP) “10 anos da Lei de Mediação: desafios e perspectivas”. Teve como debatedor Henrique Lenon (PB/SP) “Justiça Multiportas no Supremo Tribunal Federal” com moderação de Wema Marques (UFPB/IDCC).

O 9º Congresso de Mediação e Arbitragem segue até esta sexta-feira (23), com a presença de especialistas nacionais e painéis temáticos voltados à formação e ao aperfeiçoamento profissional na área.

A programação conta com a participação de renomados especialistas nacionais e internacionais, abordando temas relevantes como mediação e arbitragem trabalhista, direito de família, disputas societárias e métodos extrajudiciais no direito tributário.

Assessoria

Veja também:

Em Cima da Notícia - Onde a Informação chega primeiro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.