As ações voltadas à causa animal desenvolvidas pelo governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), ganharam mais um reforço esta semana. A jornalista e radialista Waléria Assunção (à esquerda na foto) passa a integrar a Gerência Operacional de Políticas Públicas da Causa Animal como agente de Programas Governamentais da SES e assumirá a Coordenação do Programa Paraíba PET na região polarizada pela cidade de Campina Grande. Protetora e ativista da causa animal, Waléria foi nomeada nessa quinta-feira (8) pelo governador João Azevêdo (PSB).
A Gerência Operacional de Políticas Públicas da Causa Animal no estado tem como gestora a também ativista e protetora Fabíola Rezende (na foto, à direita) e o Paraíba Pet foi anunciado e apresentado pelo governador João Azevêdo em outubro do ano passado. Na oportunidade, o governador também assinou o decreto de implantação da Delegacia do Meio Ambiente de Campina Grande, que será responsável pelo combate aos maus-tratos e aos crimes contra os animais.
“Estamos vivendo um momento histórico na Paraíba. João Azevêdo é o primeiro governador na história da Paraíba a abraçar a causa animal de fato, colocando em prática as atividades e ações necessárias em prol do bem-estar e no combate ao abandono e maus-tratos aos animais”, ressalta Fabíola Rezende, acrescentando: “Agora, com a chegada de Waléria Assunção, as ações do estado ganham ainda mais força em prol da causa”, comemora.
O secretário de estado da Saúde, Jhony Bezerra (na foto), também enaltece a chegada de Waléria Assunção à equipe: “Recebemos com muita alegria a nomeação da jornalista e ativista da causa animal Valéria Assunção para reforçar o time da Secretaria de Estado da Saúde. Isso reforça o compromisso do governador João Azevêdo com a política do bem-estar animal, que já é conduzida em nível de estado pela companheira Fabiola Rezende, juntamente com toda uma equipe da Gerência Operacional da Causa Animal”.
“Para mim, esta nova responsabilidade representa um marco na minha vida profissional e na minha vida pessoal, porque eu luto muito. Na verdade, essa é uma bandeira de tempos, é algo que está no meu coração: a defesa dos animais”, destaca Waléria Assunção, que revela: “Ter esta oportunidade, através de um cargo, digo que é uma missão de pode fazer a diferença na causa animal, de poder ajudar, somar; é algo que vai além de uma realização pessoal, mas de algo muito maior. Para mim, isto está sendo um divisor de águas e eu espero contribuir de forma significativa para a melhoria desses problemas que eu tanto venho lutando”.
O Paraíba Pet tem o objetivo de promover os direitos, o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos animais, além de formar uma sociedade mais consciente e responsável em relação aos cuidados e proteção, bem como garantir acesso aos serviços veterinários essenciais, com foco na castração, nas ações de educação em saúde, na vacinação (disponibilizada pelo SUS) e no tratamento de doenças.
O programa é baseado nos eixos da educação em saúde; adoção responsável; parcerias e convênios com instituições de ensino e entes municipais; e castração de cães e gatos, com incentivo financeiro aos municípios paraibanos para a expansão do controle populacional dos animais e na execução de ações de educação em saúde.
A ação traz a implantação de dois castramóveis (ônibus adaptados) para atuarem junto aos profissionais credenciados para a promoção de castrações de maneira itinerante em todo o estado. Também estão sendo trabalhados projetos de cofinanciamento para expansão do controle populacional de cães e gatos e credenciamento de clínicas veterinárias para castração de felinos e caninos, além de outras políticas, como a implantação do disque-denúncia para comunicar maus-tratos e abandono de cães e gatos.
Castrações e conscientização
A coordenadora Waléria Assunção adianta que seu trabalho inicial será focado em levar para a região de Campina Grande mais castrações, mais auxílio veterinário e poder contribuir com a conscientização também da população por meio de campanhas. “Queremos também diminuir a questão da impunidade dos maus tratos e do abandono dos animais. São muitas as lutas e os desafios, eu sei disso. Esta missão é árdua, espinhosa, mas quem já é da causa já sabe o que tem pela frente. E poder ter o auxílio, a mão do governo, o lado institucional com recurso público, é diferente. Precisamos desses recursos para atuar”, avalia Waléria Assunção. “Isso me dá uma força maior, de saber que eu vou poder ter na gestão estadual esse auxílio que a causa tanto precisa”.
Para o secretário Jhony Bezerra, a chegada de Waléria Assunção “reforça o time” que já tem Fabíola Rezende e passa a ter uma atenção especial para o chamado Compartimento da Borborema, correspondente à 3ª Regional de Saúde da SES. “Waléria se junta ao time que já vem desempenhando esse trabalho de forma muito intensa e com muito compromisso, um trabalho liderado por Fabiola Rezende e por todo o time da Gerencia Operacional da Causa Animal”.
O secretário reafirma que o compromisso da Secretaria de Estado da Saúde e do governador João Azevêdo é o de ter na política do bem-estar animal, no Programa Paraíba Pet, uma das prioridades de governo “para que a gente possa avançar neste ano 2024 com a política da causa animal, principalmente com o controle populacional, com atividades educativas e, mais do que isso, ter a presença da Gerência Operacional em todas as regiões de saúde”.
Ele afirma: “A importância de estar presente não só na capital, não só em Campina Grande, mas também estar presente em todas as regiões do estado, podendo estar dando essa assistência a todos os paraibanos e também à proteção e ao bem-estar de nossos animais, em toda a Paraíba”.
Vídeos e demissão
Na causa animal, Waléria Assunção é ativista e voluntária há mais de oito anos na cidade de Campina Grande, onde criou um grupo que se transformou em uma ong formalizada somente há pouco mais de um ano. “Assim como Fabíola tem uma ong em João Pessoa, eu tenho uma aqui. Tenho feito esse trabalho de ajudar outras ongs e protetores com campanhas e feiras de adoção, ajudar a resgatar animais e castrar principalmente, além de ajudar animais que precisam de auxílio veterinário”, informa Waléria.
“É um trabalho de formiguinha que eu faço como voluntária”, reforça a jornalista, lembrando que de um ano para cá teve seu trabalho com maior visibilidade depois que postou vídeos em suas redes sociais fazendo cobranças de ações mais efetivas por parte do governo municipal de Campina Grande, para que a administração municipal cumprisse suas promessas e olhasse para os problemas críticos da causa animal.
“Esses vídeos repercutiram e viralizaram na internet e, a partir daí, houve uma audiência pública na Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG) para discutir esses assuntos que eu trouxe nos vídeos. Participei efetivamente nessa sessão e, no dia seguinte, fui demitida. É um capítulo que todos já sabem. Com a minha demissão, gerou uma repercussão na sociedade e trouxe uma visibilidade maior para a causa”, relembra. Os vídeos de Waléria desagradaram ao prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), e culminaram com sua demissão da Rede Paraíba de Comunicação, afiliada de Rede Globo no estado.
“Depois houve a criação do Paraíba Pet pelo governo do estado e, agora, mais recentemente, a minha nomeação para assumir a Gerência Regional da Macro Campina Grande. Assim como Fabíola é a gerente estadual em João Pessoa, eu vou ter essa representatividade aqui na região para coordenar as causas”, explica Waléria Assunção, adiantando que ainda vai se situar melhor acerca do programa do governo. “Na verdade, eu fui nomeada, mas ainda vou assumir, ainda vou tomar posse”.
Natural do município de Barro, no Ceará, Waléria Assunção fixou residência em Campina Grande há mais de 27 anos, quando começou a cursar Jornalismo na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em 1997. Ela terminou o curso e ficou trabalhando em Campina Grande desde então.
No sul do estado do Ceará, a cidade de Barro, com pouco mais de 22,8 mil habitantes, faz limite com quatro municípios do Sertão paraibano: Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, São José de Piranhas e Monte Horebe. Barro está distante a 528,5 quilômetros de João Pessoa e a 396,7 quilômetros de Campina Grande.
Na Paraíba, Waléria já passou por várias emissoras de rádio e tevê, como a Rádio e TV Borborema e a Rádio e TV Correio. Antes de ser demitida após os vídeos na internet, ela atuava na TV Paraíba e na Rádio CBN. Em sua carreira profissional, Waléria Assunção também realizou trabalhos no segmento da publicidade e em guias eleitorais.
Fonte: Espaço PB com Assessoria – Foto: Divulgação