O serviços públicos municipais de saúde em Campina Grande realizaram um total de 3.461 atendimentos de emergência entre os dias 10 e 14 de fevereiro, ou seja, entre o sábado e a quarta-feira de Cinzas. O dia com maior movimentação nas salas de pronto-socorro foi a quarta-feira, no pós-carnaval.
Na UPA Dr. Adhemar Dantas, no Dinamérica, 1.380 atendimentos. Na UPA Dr. Raimundo Maia, no Alto Branco, foram 1.091 atendimentos nos cinco dias. No Hospital Municipal Dr. Edgley foram 686 pacientes. O Hospital Municipal Pedro I recebeu 628 pacientes nas emergências.
No Hospital da Criança e do Adolescente foram registrados 499 pacientes de urgência e emergência. No Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) foram 298 socorros prestados. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atendeu 259 solicitações de socorro.
A maioria dos atendimentos foi na área de clínica médica, seguida de ortopedia em função de traumas como acidentes e quedas, cardiologia, obstetrícia e psiquiatria. Durante o Campina Folia e o Carnaval da Paz, a Secretaria Municipal de Saúde também disponibilizou ambulâncias com equipes de socorristas nos encontros religiosos e nos blocos carnavalescos.
“Foi um carnaval tranquilo do ponto de vista da operação da Saúde”, avaliou o secretário Carlos Dunga Júnior. A pasta também promoveu vacinação em alguns eventos e campanhas de orientação sobre prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), à transmissão de arbovírus e ao uso do cigarro eletrônico.
Codecom