A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, atua todas as noites, no Parque do Povo, durante O Maior São João do Mundo, com equipes volantes de saúde para prestar socorro aos forrozeiros, com mais agilidade. As seis equipes móveis ficam distribuídas e circulando na arena de shows, na Pirâmide Jackson do Pandeiro, na área de restaurantes e no Parque Evaldo Cruz.
“São enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas que circulam observando se as pessoas estão necessitando de assistência em saude. Nos casos necessários, eles removem o paciente para o nosso pronto-socorro”, explicou a coordenadora da operação de pronto-socorro no São João, Bárbara Aragão.
As equipes volantes são responsáveis por encaminhar mais de 30% dos casos atendidos no pronto-socorro. Nas oito primeiras noites de festa foram 529 atendimentos e apenas 29 transferências.
A enorme maioria dos casos atendidos é de pessoas com sintomas e queixas simples, como vertigem, desidratação, pequenas quedas, oscilação da pressão arterial, entre outros. O pronto-socorro tem 21 leitos e quatro ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde prestam assistência no espaço da festa.
Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 – Regional Campina Grande) também estão mobilizadas para caso sejam acionadas, fazendo um fluxo de trajeto diferenciado para chegar ao local, já que a base do Samu fica no entorno do Parque do Povo.
A estrutura hospitalar de suporte foi preparada nos hospitais municipais Pedro I e Dr. Edgley, Hospital da Criança e do Adolescente, Instituto de Saúde Elpídio de Almeida e nas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). No distrito de Galante, nos dois primeiros fins de semana, o pronto-socorro realizou 27 atendimentos e apenas uma transferência.
Codecom