A Academia Paraibana de Letras Jurídicas – APLJ que conta com 50 cadeiras com representada por Desembargadores, Juízes, Advogados, Promotores e Professores renomados no Estado da Paraíba acaba de publicar no Diário Oficial do Estado o Edital nº 2 deflagrando as eleições para a Mesa Diretora do biênio 2024/2026.
As eleições serão realizadas em 2 de agosto desse ano, mas o que apontam alguns Acadêmicos é que pela primeira vez haverão dois candidatos ao Cargo de Presidente da APLJ, são eles, o atual presidente, Procurador Eitel Santiago Pereira, e o Advogado Marcos Souto Maior Filho.
Presidente Eitel Santiago vem de um mandato respeitoso, contudo, segunda informações do portal, causou polêmica nos últimos meses, ao tentar aumentar as cadeiras da instituição e transforma-la em uma OSCIP, o que causou certo alvoroço entre os acadêmicos que rejeitaram de plano a iniciativa.
O resultado foi que pela primeira vez na história da APLJ poderá haver duas candidaturas ao Cargo de Presidente, aparecendo o jovem advogado, Marcos Souto Maior Filho, como favorito na oposição, levantando a bandeira de realização de seminários, conclaves e chás da tarde, além de iniciar a publicação de livros e e-books com artigos científicos.
Pelo que se percebe esse processo eleitoral na Academia Paraibana de Letras Jurídicas pretendente ferver, já que o voto é secreto e só se saberá o vencedor quando abrir as unas em agosto.