Em pouco mais de dois meses, a Gerência Operacional das Políticas da Causa Animal do governo da Paraíba vai colocar em atividade a segunda unidade de castramóvel do programa Paraíba Pet (de um total de quatro veículos previstos para 2024). A solenidade de entrega do segundo castramóvel do estado acontece nesta quinta-feira (4), no estacionamento do Hemocentro da Paraíba, em João Pessoa, localizado à Avenida Dom Pedro II, 1548, no Bairro de Jaguaribe.
“Esta nova unidade, que terá João Pessoa como base, vai atuar nos municípios do litoral paraibano, expandindo ainda mais o controle populacional de cães e gatos, ação iniciada em abril deste ano com a entrega do primeiro castramóvel para a região polarizada pela cidade de Campina Grande”, comemora Fabíola Rezende (na foto), gerente operacional da Causa Animal da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
“A causa animal é hoje uma realidade, é uma das prioridades da administração estadual no que diz respeito às políticas públicas na área da saúde e está se concretizando cada vez mais na Paraíba”, enfatiza Fabíola Rezende, ressaltando: “O governador João Azevêdo (PSB) é o grande responsável por essas ações e serviços nessa área da saúde pública, promovendo também os direitos, o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos animais, além de conscientizar a sociedade em relação aos cuidados e proteção”.
O primeiro castramóvel foi entregue no dia 9 de abril, quando o governador João Azevêdo inaugurou a sede da Gerência Operacional das Políticas da Causa Animal em Campina Grande, no Bairro de Bodocongó. “Essa primeira unidade, além de atender as cidades do Compartimento da Borborema, polarizadas por Campina Grande, também tem atuado em outros municípios de outras regiões”, onde ocorrem as audiências do Orçamento Democrático do Estado (ODE). “Em breve, outras duas unidades entrarão em ação, uma para as cidades do Sertão paraibano e outra para a Região do Brejo”, adianta Fabíola.
As ações voltadas à causa animal vêm sendo desenvolvidas pelo governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, desde o ano passado. O programa Paraíba Pet foi anunciado e apresentado pelo governador João Azevêdo em outubro de 2023. Na oportunidade, o governador também assinou o decreto de implantação da Delegacia do Meio Ambiente de Campina Grande, responsável pelo combate aos maus-tratos e aos crimes contra os animais.
“O Paraíba Pet tem o objetivo de promover os direitos, o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos animais, além de formar uma sociedade mais consciente e responsável em relação aos cuidados e proteção, bem como garantir acesso aos serviços veterinários essenciais, com foco na castração, nas ações de educação em saúde, na vacinação disponibilizada pelo SUS e no tratamento de doenças”, relembra Fabíola Rezende.
O programa é baseado nos eixos da educação em saúde; adoção responsável; parcerias e convênios com instituições de ensino e entes municipais; e castração de cães e gatos, com incentivo financeiro aos municípios paraibanos para a expansão do controle populacional dos animais e na execução de ações de educação em saúde.
Essa ação traz a implantação de castramóveis (ônibus adaptados) para atuarem junto aos profissionais credenciados para a promoção de castrações de maneira itinerante em todo o estado. Também estão sendo trabalhados projetos de cofinanciamento para expansão do controle populacional de cães e gatos e credenciamento de clínicas veterinárias para castração de felinos e caninos, além de outras políticas, como a implantação do disque-denúncia para comunicar maus-tratos e abandono de cães e gatos.
O Paraíba Pet já atendeu, em pouco mais de dois meses de atuação, cerca de 400 animais entre cães e gatos. A ação tem o objetivo de evitar a superpopulação de animais de rua e a proliferação de zoonoses. O castramóvel de Campina Grande já percorreu cidades de várias regiões da Paraíba garantindo o acesso a um serviço veterinário essencial. Além de Campina Grande, o castramóvel já esteve atuando em Cuité, Cajazeiras, Sousa, Guarabira, Mamanguape, Princesa Isabel, Monteiro, Itaporanga, Pombal e Catolé do Rocha.
“Se com apenas um castramóvel já fizemos tanto em menos de três meses, agora, com a entrega desta segunda unidade esta semana, vamos ampliar ainda mais o atendimento à população e a seus animaizinhos”, prevê Fabíola Rezende, lembrando que o atendimento do castramóvel é dirigido aos cães e gatos de ongs de defesa animal, protetores independentes e famílias em situação de vulnerabilidade social, que realizaram um cadastramento por meio de um formulário eletrônico disponibilizado pela Gerência Operacional da Causa Animal, em suas sedes na capital paraibana e na regional de Campina Grande.
Fonte: Espaço PB com Assessoria – Foto: Divulgação