A decisão tem que ser construída em grupo. A declaração é do senador Efraim Filho (UB) ao comentar durante entrevista ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de Comunicação nesta segunda-feira (23) sobre as composições e conjecturas políticas para a construção da chapa majoritária nas eleições de 2026.
Durante entrevista ao programa 60 Minutos, ao ser questionado se poderia figurar na chapa majoritária na condição de candidato ao Governo do Estado, Morais Filho destacou que o foco neste momento são as eleições municipais, porém, mas não descartou a possibilidade de ser o candidato do grupo de oposição.
Ao 60 Minutos, Efraim ressaltou, porém, que essa construção deve ser feita em grupo e ouvindo nomes como o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), do ex-deputado Pedro Cunha Lima (PSDB) e do atual prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (UB).
Outros cenários e saldo eleitoral na oposição
Efraim Filho também falou sobre a postulação de outros candidatos que tem colocado o nome na disputa ao Governo do Estado, a exemplo do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos). Ele destacou que a candidatura de Galdino é legítima e que ele pode sim figurar na condição em 2026, inclusive, abrindo as portas da oposição.
O senador ponderou ainda que há um conflito por espaços na base governista liderada pelo governador João Azevêdo (PSB) e que, após as eleições municipais, haverá um rompimento entre os aliados, destacando que a oposição está preparada para receber esse saldo eleitoral e que o Republicanos pode está do outro lado da chapa majoritária nas eleições de 2026.