Os 30 anos de história da Funasa Saúde foram comemorados durante uma sessão especial na Câmara Municipal de João Pessoa na tarde desta terça-feira, dia 23. A solenidade contou com a participação de membros da Diretoria Executiva e dos Conselhos da associação, além de colaboradores e associados.
O vereador Thiago Lucena (Democracia Cristã), autor do requerimento da sessão especial, ressaltou a importância da Funasa Saúde para os paraibanos: “A história da Funasa Saúde se confunde com o crescimento da Paraíba, o crescimento de João Pessoa. Então, não é somente uma operadora de plano de saúde, ela tem contribuído e participado do desenvolvimento de toda a sociedade. Para mim também é uma homenagem pessoal, porque meu pai, Potengi (Lucena), foi uma das pessoas importantes para a criação da comissão para a efetivação dos serviços da Funasa Saúde”.
A diretora-presidente da Funasa Saúde, Danielita Pinto, fez um resumo dos 30 anos de história, reforçou o compromisso de cuidar das pessoas e lembrou a importância de Potengi Lucena para a associação. “Já se passaram 30 anos. Continuamos comemorando mais um ano de existência, orgulhosos da nossa história e da nossa missão de cuidar de pessoas”. E relembrou que “Thiago é filho de Potengi Lucena, que foi diretor-administrativo da Saelpa e que, em 1994, nomeou uma comissão para tornar a Funasa Saúde realidade. Era um projeto e foi essa comissão que trabalhou e nos começamos a operar a assistência à saúde”.
O diretor do Hospital Memorial São Francisco, Ítalo Kumamoto, disse que o hospital é parceiro da Funasa Saúde ao longo de sua história com o único objetivo de salvar vidas. “O que move as pesssoas é acreditar nos sonhos e nunca desistir, e isto está no cerne da história da Funasa Saúde”, enfatizou.
A sessão especial foi aberta com a execução do Hino Nacional. Em seguida, o pastor Rômulo Pinheiro fez a leitura de um trecho bíblica. Um dos momentos de emoção ocorreu quando o artista plástico Marcos Pinto presentiou o vereador Thiago Lucena e a sua mãe, Vera Lucena, presente na sessão, com um quadro com o rosto pintado de Potengi Lucena. “Fiz a pintura a partir de um encontro que eu tive com Popó (Potengi Lucena) há várias décadas às margens do Rio Sanhauá e que falamos sobre a beleza daquele lugar”, comentou o artista.
Além deThiago Lucena e Danielita Pinto, a mesa da sessão especial foi composta pelo diretores da Funasa Saúde, José Alessandro Rocha (Diretoria Administrativa Financeira) e João Félix (Diretoria Técnica); pelo diretor do Hospital Memorial São Francisco, Ítalo Kumamoto; e pelo diretor do Laboratório Maurílio de Almeida e ex-secretário de Saúde de João Pessoa, o médico Fábio Rocha.
História
A Funasa Saúde, associação genuinamente paraibana, sem finalidade lucrativa, que opera planos de saúde e é gerida pelos seus associados, surgiu a partir de um acordo trabalhista firmado em 1991 entre a extinta Sociedade Anônima de Eletrificação da Paraíba (Saelpa) e o Sindicato dos Eletricitários do Estado da Paraíba (Sindeletric). Em 1992, o diretor administrativo da empresa Lindolfo Pires Neto instituiu uma comissão para criar um plano de saúde destinado ao grupo familiar dos empregados.
Em 1994, quando ocupava o cargo de diretor administrativo da Saelpa, Potengi Holanda de Lucena, implantou a comissão que definiu as providências para prestação de assistência médico-hospitalar aos empregados, iniciada nesse mesmo ano. Em 1998, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reconheceu a Funasa Saúde como operadora de plano de plano de saúde que tem atuação até os dias atuais com cobertura em toda a Paraíba.