O ano de 2024 foi especial para o paradesporto de Campina Grande. A participação de destaque da delegação campinense nas Paralimpíadas Escolares, realizadas em São Paulo, foi marcada por seis medalhas para o Município. Essa conquista será mais uma vez premiada, desta vez na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba.
Através do projeto desenvolvido no Centro de Referência Paralímpico, instalado no Parque da Liberdade por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB, vários atletas de expressão são lançados todos os anos, inclusive se destacando em competições nacionais e internacionais.
Um dos exemplos foi a participação da delegação campinense nas Paralimpíadas Escolares Brasileiras, em novembro deste ano, em São Paulo. Na competição, Campina Grande conquistou seis medalhas: três de ouro, duas de prata e uma de bronze. Além disso, mais duas medalhas no Brasileiro de Atletismo Paralímpico, entre atletas de alto rendimento.
Judocas nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo
E esses desempenhos de destaque, nas disputas realizadas no CPB, promoverão uma homenagem aos atletas campinenses. O evento, promovido pelo Governo do Estado da Paraíba, acontecerá nesta quinta-feira (19), a partir das 19h, no Centro de Convenções de João Pessoa.
Segundo o secretário Felipe Cavalcante (Sejel), a ideia é consolidar mais projetos como esse, que têm no esporte uma ferramenta de inclusão social. “Antes de tudo, a preocupação da nossa gestão é promover a cidadania. Projetos como esse geram melhorias nas vidas das pessoas que praticam o esporte, mas também de suas famílias”, ressaltou o secretário
Para o coordenador do projeto em Campina Grande, Ranyere Saoli, essas homenagens consolidam ainda mais as iniciativas de incentivo ao esporte promovidas pela Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel). “Campina Grande é referência no paradesporto nacional, seja entre os adultos, como o caso de sucesso do ex-técnico da seleção brasileira de futebol de cegos, Fábio Vasconcelos, e também do paradesporto escolar. Hoje podemos dizer que, nos últimos quatro anos, conseguimos mudar a vida de muitas pessoas através do esporte”, destacou.
A atleta Michelle Soares, campeã brasileira de judô paraolímpico e vice-campeão mundial na modalidade, avalia o ano como único, já que as oportunidades e conquistas têm transcendido as fronteiras da Paraíba e até do Brasil. “Tive a oportunidade de conhecer outros países em 2024 graças ao meu esforço sim, mas muito também pelo apoio que recebi dos meus professores e do projeto da Prefeitura de CampinaGrande. Termino o ano satisfeita, mas sabendo que posso dar ainda muito mais”, disse a judoca.
A delegação campinense no evento desta noite será comandada pelos professores senseis Ado Marcelo e Hélio Pereira. As atividades do Centro de Referência Paralímpico de Campina Grande foram encerradas nesta quinta-feira (19), só retornando no dia 20 de janeiro do próximo ano, quando serão abertas novas matrículas para as escolinhas de iniciação esportiva, no Parque da Liberdade.
Codecom