O deputado federal Wilson Santiago ( Republicanos) conseguiu externar o sentimento de partidos aliados quando defendeu o nome do governador João Azevedo para disputar o Senado, mas desde que o chefe do Executivo consiga, em consenso com as legendas aliadas, formar a chapa antes de deixar o cargo.
A declaração do deputado Wilson Santiago durante entrevista ao Programa A Voz da Paraíba, na Rádio 100.5 FM, revela exatamente a conjuntura política do grupo liderado pelo governador João Azevedo e as decisões que ele terá de tomar para manter a base aliada unida, e encontrar um consenso para formação da chapa que disputará as eleições ano que vem.
Na lógica política quem está no cargo do executivo tem direito a reeleição. Nesse caso se o João Azevedo deixar o Governo quem passaria a liderar o processo seria Lucas, pelo fato de ele ser o candidato natural a reeleição, e no processo eleitoral, em regra, quem conduz as articulações é o candidato a governador.
Há porém, três nomes , todos aliados do governador João Azevedo, que colocaram seus nomes à disposição para disputar o cargo de governador : o secretário Deusdete Queiroga, o presidente da AL, deputado Adriano Galdino e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena.
Há algo claro : se João Azevedo quiser comandar o processo e indicar seu sucessor deverá ficar no Governo. Se sair do cargo, Lucas Ribeiro assume, nesse caso a cadeira e a caneta mudam de mãos.
A declaração do deputado Wilson Santiago, com sua experiência na política, expressa essa visão, de que a única chance seria um consenso dos partidos aliados na formação da chapa, antes da saída de João Azevedo do cargo, com o governador saindo para compor a chapa como candidato ao Senado.
A engenharia política a cada dois anos precisa ser rearrumada para acomodar os interesses e espaços partidários. Para 2026 quem vai tomar a decisão mais importante é o governador João Azevedo. Mas o prazo para esta decisão é início de abril de 2026, daqui a cerca de 15 meses.
Para quem tem prazo não precisa ter pressa.
João Azevedo disse que o plano A é sair para disputar o Senado e nesse caso Lucas Ribeiro seria o candidato a governador. Acalmou alguns aliados, mas causou preocupação a outros.
Até lá os analistas e articuladores vão estudando o quebra-cabeça que se formou.
VEJA O TRECHO DA FALA DO DEPUTADO WILSON SANTIAGO:
Marcelo José
Jornalista e advogado