Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A tese de Wilson Santiago do consenso antes de João deixar o Governo, e o plano A de Azevedo

O deputado federal Wilson Santiago ( Republicanos) conseguiu externar o sentimento de partidos aliados quando defendeu o nome do governador João Azevedo para disputar o Senado, mas desde que o chefe do Executivo consiga, em consenso com as legendas aliadas, formar a chapa antes de deixar o cargo.

A declaração do deputado Wilson Santiago durante entrevista ao Programa A Voz da Paraíba, na Rádio 100.5 FM,  revela exatamente a conjuntura política do grupo liderado pelo governador João Azevedo e as decisões que ele terá de tomar para manter a base aliada unida, e encontrar um consenso para formação da chapa que disputará as eleições ano que vem.

A dúvida está no fato de que se o governador João Azevedo deixar o Governo em abril do ano que vem para disputar o Senado, quem assume o cargo de governador é o jovem Lucas Ribeiro, filho da senadora Daniela Ribeiro, e sobrinho do deputado federal Agnaldo Ribeiro.

Na lógica política quem está no cargo do executivo tem direito a reeleição. Nesse caso se o João Azevedo deixar o Governo quem passaria a liderar o processo seria Lucas, pelo fato de ele ser o candidato natural a reeleição, e no processo eleitoral, em regra, quem conduz as articulações é o candidato a governador.

Há porém, três nomes , todos aliados do governador João Azevedo, que colocaram seus nomes à disposição para disputar o cargo de governador : o secretário Deusdete Queiroga, o presidente da AL, deputado Adriano Galdino e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena.

Há algo claro : se João Azevedo quiser comandar o processo e indicar seu sucessor deverá ficar no Governo. Se sair do cargo, Lucas Ribeiro assume,  nesse caso a cadeira e a caneta mudam de mãos.

A declaração do deputado Wilson Santiago, com sua experiência na política, expressa essa visão, de que a única chance seria um consenso dos partidos aliados na formação da chapa, antes da saída de João Azevedo do cargo, com o governador saindo para compor a chapa como candidato ao Senado.

A engenharia política a cada dois anos precisa ser rearrumada para acomodar os interesses e espaços partidários. Para 2026 quem vai tomar a decisão mais importante é o governador João Azevedo. Mas o prazo para esta decisão é início de abril de 2026, daqui a cerca de 15 meses.

Para quem tem prazo não precisa ter pressa.

João Azevedo disse que o plano A é sair para disputar o Senado e nesse caso Lucas Ribeiro seria o candidato a governador. Acalmou alguns aliados, mas causou preocupação a outros.

Até lá os analistas e articuladores vão estudando o quebra-cabeça que se formou.

VEJA O TRECHO DA FALA DO DEPUTADO WILSON SANTIAGO: 

Marcelo José

Jornalista e advogado

Veja também:

Em Cima da Notícia - Onde a Informação chega primeiro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.