Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Patos realiza caminhada do Maio Laranja com ampla mobilização em defesa de crianças e adolescentes

A manhã desta quarta-feira, 21 de maio, foi marcada por uma grande mobilização social no centro de Patos. A caminhada do Maio Laranja, organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), reuniu representantes da rede de proteção, escolas públicas e privadas, projetos sociais, entidades religiosas e a sociedade civil para reforçar o compromisso do município no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Com saída da Praça Edvaldo Mota e destino à Praça Getúlio Vargas, a ação teve o apoio da Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, e representou o ápice da campanha do Maio Laranja no município.

A presidente do CMDCA, Juliana Simplício, destacou a força coletiva da mobilização:

“Trata-se de uma mobilização da sociedade civil onde a gente reforça o ato do Maio Laranja, para que toda a sociedade se sensibilize com essa ação. A campanha é intensificada em maio, mas segue durante todo o ano com ações do sistema de garantia de direitos, sempre com o protagonismo dos adolescentes.”

A caminhada também contou com a presença de Joana Darc, coordenadora do projeto Abenal, que relembrou o pioneirismo de Patos na realização da campanha:

“Eu digo sempre: Patos é um dos primeiros municípios brasileiros a fazer a campanha do 18 de Maio. A lei foi aprovada em 2000, e em 2003 já estávamos realizando ações por aqui, enquanto outros lugares ainda não se davam conta da importância desse trabalho. O Maio Laranja só dá visibilidade, mas o trabalho é contínuo de enfrentamento a essas violências contra nossos meninos e meninas.”

Ao final da caminhada, as crianças assistiram a uma apresentação artística do grupo Operação Resgate e participaram do plantio simbólico de uma árvore, gesto que reforça a esperança e o cuidado com o futuro da infância e da adolescência.

A Prefeitura de Patos reafirma seu compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes e parabeniza o CMDCA, as instituições parceiras e toda a sociedade civil pela mobilização. O enfrentamento à violência sexual é uma responsabilidade de todos e deve ser contínuo, durante todo o ano.

Secom – Prefeitura de Patos


Juliana Simplício – presidente do CMDCA


Pastora Joana Darc – coordenadora do projeto Abenal

Veja também:

Em Cima da Notícia - Onde a Informação chega primeiro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.