O deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), atual presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), confirmou que chegaram nesta quinta-feira (12) as contas reprovadas do atual governador João Azevêdo (PSB), de 2019 e 2020, para que a Casa as julgue junto com as do ex-governador Ricardo Coutinho (PT) – 2016, 2017 e 2018, também reprovadas.
“Recebemos hoje pela manhã as contas de João. Todas já estão na Casa de Epitácio Pessoa. As de Ricardo Coutinho já estavam lá e há a possibilidade, se o regimento interno permitir, de a gente votar ainda este mês essas contas. Estou em contato com a secretaria legislativa, estou estudando o regimento e, se houver condições, iremos votar ainda esse mês não só as contas mas também a LOA”, disse em entrevista à Correio FM.
Adriano explicou como é o processo que precede o julgamento das contas no plenário da ALPB. Um relator especial vai analisar as contas, o governador João vai ser comunicado sobre o recebimento por parte da Casa da nova conta para anexar algum fato novo em sua defesa e, por fim, ela será julgada.
“Tem um relator especial que vai avaliar as contas. Quando a gente recebe, também há uma comunicação aos governadores para, se eles quiserem, apresentar um fato novo. Já fizemos isso com Ricardo Coutinho e ele apenas avisou que as defesas estavam dentro dos autos, da mesma forma que fizemos com João e ele disse a mesma coisa: que a defesa estava dentros dos autos. Vamos comunicá-lo sobre as novas contas que agora chegaram à Assembleia e se ele usar o mesmo mérito acredito que va agilizar a análise e votação das contas”, completou.
As declarações de Adriano Galdino repercutiram em entrevista à Arapuan FM.