Em levantamento recente feito pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), o município de Conde está ocupando a 4ª colocação no ranking de portais de transparência do estado. A avaliação é feita por meio de relatórios gerados pela Robô Turmalina, que analisa os Portais de Transparências dos municípios paraibanos por meio de Inteligência Artificial.
Das cidades que fazem parte da Região Metropolitana, o Conde está à frente das cidades de Cabedelo, Santa Rita e Bayeux. Dos 223 municípios paraibanos, o Conde também está à frente de Campina Grande, Patos e Cajazeiras. Na avaliação, são analisadas as informações referentes a despesas, receitas, licitações, contratos, convênios, entre outros itens que vão gerando relatórios de acompanhamento do trabalho realizado pela gestão.
Na última atualização do ranking, divulgada pelo TCE no dia 17 de abril, o Conde está com 585 pontos, o que equivale a 93% de transparência nas informações divulgadas no Portal. Para chegar a estes resultados, a Controladoria geral do Município vem realizando diversas ações na atualização de dados nas plataformas de transparência do município, para que as mesmas sejam disponibilizadas para acesso de toda a população.
“Este resultado do ranking divulgado pelo TCE, reforça a importância de um grande trabalho em equipe e de forma incansável, com a orientação da prefeita Karla Pimentel, para que todas as orientações do Tribunal sejam atendidas e desta forma, deixar o município de Conde nas primeiras colocações em Transparência Pública no Estado da Paraíba”, afirmou o Controlador Geral do Município, Eduardo Pedrosa.
De acordo com a última atualização, os cinco primeiros colocados são: João Pessoa (1º), Guarabira (2º), Nova Floresta (3º), Conde (4º) e Picuí (5º).