Em Cima da Notícia – Onde a Informação chega primeiro

Em Cima da Notícia – Onde a Informação chega primeiro

Saúde inaugura sala de apoio às mulheres trabalhadoras que amamentam na maternidade Frei Damião

A Secretaria de Estado da Saúde – SES, por meio da Gerência Executiva de Atenção à Saúde e da Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano, abriu a campanha Agosto Dourado em João Pessoa, na Maternidade Frei Damião, com a inauguração de uma sala de apoio dedicada às mulheres trabalhadoras que amamentam. O novo espaço contempla o tema da campanha desse ano, que é voltado à importância da amamentação no ambiente de trabalho. Outras duas salas de apoio foram inauguradas nesta terça-feira (1º), uma no Hospital Metropolitano e outra na Faculdade Uniesp, todas certificadas pelo Ministério da Saúde.

A nova sala de apoio para amamentação é um espaço humanizado e especial para as colaboradoras da maternidade Frei Damião, entretanto as mães que têm bebê na maternidade também são acolhidas nesse espaço. A ideia é favorecer as trabalhadoras da maternidade que são mães para que possam ter a certeza da humanização de trabalhar na Maternidade Frei Damião, desde quando elas estiveram gestantes e ao voltarem ao trabalho tenham a segurança de um espaço tranquilo e adequado para a coleta do leite materno de seus filhos.

De acordo com a secretaria executiva de Saúde, Renata Nóbrega, a abertura de uma sala de apoio é extremamente importante, pois está dentro das prioridades das políticas do Governo o Estado na linha de cuidados da primeira infância, tanto o cuidado com as mães quanto com os bebês. Isso explica porque João Pessoa vai sediar o próximo encontro sobre aleitamento materno e alimentação complementar saudável, de 14 a 18 de abril de 2024. “Abrir um posto de apoio para as nossas trabalhadoras é colocar como exemplo para a toda sociedade, às empresas privadas e aos órgão públicos que cada um consiga ter um espaço desse para valorizar es proporcionar um ambiente seguro e tranquilo que muitas vezes é de um grande desafio para a mulher que trabalha amamentar, esse espaço dedicado para a amamentação é um momento de fortalecimento da política”, explicou.

Na maternidade Frei Damião já há um posto de coleta de leite materno que é específico para o atendimento da neonatologia, para as mães que estão em acompanhamento com bebês prematuros e precisam de ter uma ajuda especializada e única para assistência na amamentação, ordenha do leite e extração do leite materno. Entretanto, o tema nacional da campanha Agosto Dourado aborda o apoio aos pais e mães que trabalham e amamentam, então a abertura dessa sala visa fortalecer a amamentação às puérperas, às mães bem como às funcionárias da Maternidade Frei Damião, na Capital.

Rudney Araujo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo