O governador João Azevêdo anunciou uma série de investimentos na área da educação durante as plenárias do Orçamento Democrático Estadual (ODE) – Ciclo 2023. Estes investimentos, que somam cerca de R$ 50 milhões, foram revelados por meio da assinatura de ordens de serviço e ordens de licitação, evidenciando o compromisso do governo do Estado com o avanço educacional.
Entre os destaques anunciados estão a manutenção, correção, reforma e construção de diversas escolas. Algumas das escolas contempladas são: a ampliação da EEEF Monsenhor Walfredo Leal, em Pirpirituba; a construção do novo complexo educacional da EEEFM Pedro Ribeiro Lima, em Riachão; a EEEFM Felinto Elísio, em Belém; e a reforma e ampliação da EEEFM Antonio Teodoro Neto, em Sousa, todas solicitações que eram prioritárias para a população.
Além dos investimentos estruturais, houve durante as plenárias a entrega de notebooks destinados ao Programa Plataforma Paulo Freire. Para esta segunda etapa do programa, foram adquiridos, por meio da Secretaria de Estado da Educação, mais de 3.700 equipamentos, beneficiando os educadores dos quatro cantos da Paraíba. No total, o investimento na aquisição dos equipamentos soma mais de R$ 18 milhões.
Em cada plenária, o governador realizou ainda prestações de contas sobre as prioridades apontadas pela população durante o ODE 2022. E ouviu os moradores das cidades sobre os requerimentos e pedidos de melhorias necessários para os próximos meses e anos.
A SEE-PB esteve representada em todas as plenárias pelo secretário de Educação do Estado, Roberto Souza, junto com a secretária executiva de Gestão Pedagógica, Elizabete Araújo, e a secretária executiva de Administração, Suprimentos e Logística, Pollyana Loreto. “Durante as plenárias do ODE deste ano, foi evidente o comprometimento da população com a educação em nosso estado. Este engajamento cidadão reflete a importância e a necessidade de continuarmos investindo e inovando nesse setor. Fico honrado em perceber que, juntos, governo e comunidade, estamos alinhados no propósito de construir uma educação cada vez mais forte e inclusiva para a Paraíba”, disse o secretário e professor, Roberto Souza.
O ODE, que ocorreu entre 6 de julho e 16 de setembro, passou pelos municípios de São José de Piranhas, Sousa, Itaporanga, Monteiro, Soledade, Cubati, São Bento, Pombal, Pedras de Fogo, Campina Grande, Princesa Isabel, Santa Luzia, Guarabira, Rio Tinto, Ingá e, por último, João Pessoa.
A participação de alunos da rede estadual foi destacada nas plenárias. Geovana Maria, aluna da Escola Técnica Estadual de Artes, localizada na Capital, destacou os investimentos feitos nas escolas e o impacto destas ações na vida dos estudantes. “Eu gostaria de agradecer à Secretaria e ao Governo da Paraíba pelos investimentos que impactaram a vida de diversos alunos, inclusive a minha na reforma e estrutura da minha escola”, conta. Já o estudante João Fábio, da ECIT Isaura Falcão de Carvalho, em Lucena, reforçou a importância da voz dos alunos e a oportunidade de reivindicação que o ODE proporciona. “O ODE mostra que nós temos voz e espaços para reivindicar coisas melhores” disse.