A Justiça Eleitoral deferiu a candidatura de Ana Paula Oliveira (PSB) para a Prefeitura de Monteiro. Isso significa que a Justiça atesta que a candidata é ficha limpa e que toda a documentação apresentada está regular, o que a torna apta a concorrer. A decisão frustra a oposição na cidade, liderada por Edna Henrique, que tentou sem sucesso impugnar o registro de candidatura de Ana Paula.
De acordo com a decisão, Ana Paula apresentou toda a documentação e comprovou que se afastou formalmente de suas funções públicas nos prazos estipulados pela Lei. O juiz eleitoral Rodrigo Augusto da Costa ainda destacou que a oposição, em sua tentativa de barrar a candidatura, não apresentou provas suficientes para comprovar que Ana Paula havia descumprido a regra. Diante disso, julgou improcedente a ação.
A ação da oposição em São Bento segue a linha de tentativa de judicialização das campanhas eleitorais, uma tática para atrapalhar ou tentar reverter na Justiça candidaturas que dificilmente seriam vencidas nas urnas. É o que popularmente se chama de “ganhar no tapetão”.