No próximo domingo, 08 de dezembro, Campina Grande será palco da sexta edição do Clássico da Amizade de Futebol de Cegos. O evento, promovido pela Associação Paraibana de Deficientes Visuais (Apadevi) recebe o apoio da Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel). Será um evento beneficente, com a participação de jogadores da seleção brasileira de futebol de cegos, que na ocasião vestirão as camisas dos Clubes de Futebol Treze e Campinense. Será realizado ainda um jogo preliminar entre atletas com síndrome de Down.
As disputas acontecerão no SESI Clube do Trabalhador, no bairro da Prata, a partir das 9h do domingo, começando com a partida preliminar entre atletas com Síndrome de Down que integram o projeto Supera T21. “Recebemos o convite da Apadevi e, logo de cara, aceitamos. Será uma oportunidade muito importante para mostrarmos um pouco do nosso projeto que, como já fazemos através do trabalho realizado no município de Queimadas e no Centro de Referência Paralímpico, no Parque da Liberdade, o que nos dá suporte para continuarmos crescendo”, comentou Maria Betânia Santiago, coordenadora do projeto Supera T21.
Na sequência, será realizado o jogo principal entre Apadevi Treze e Apadevi Campinense de Futebol de Cegos que marcará a edição 2024 do Clássico da Amizade. A partida terá atletas da equipe da Apadevi e convidados, a exemplo dos jogadores Jhonatas, Jardiel e Jefinho, ambos da seleção brasileira de futebol de cegos. “Nosso intuito é, todo ano, realizar essa confraternização do paradesporto em Campina Grande através desse jogo. Será uma oportunidade da sociedade local ter contato com grandes jogadores do futebol mundial de cegos”, disse o presidente da Apadevi, Fábio Almeida.
Um dos destaques desse evento será o atleta do Agafuc-RS e da seleção brasileira, Nonato. Ele é apontado como um dos melhores jogadores de futebol de cegos do mundo e vive a expectativa de participar de um Clássico dos Maiorais. “Para nós que fazemos esse esporte é muito bom poder participar de eventos assim, porque só dessa forma podemos divulgar cada vez mais a modalidade. Estão de parabéns todos que realizam e apoiam essa grande festa”, destacou Nonato.
Segundo o secretário da Sejel, Felipe Cavalcante, a Prefeitura de Campina Grande tem buscado estreitar, cada vez mais, os laços com projetos sociais, visando criar constantemente oportunidades que promovam a inclusão social. “O esporte tem uma força que muitos não conhecem e, no caso dos cegos, temos relatos de que o futebol tem mudado a vida não só dos atletas, como também de familiares. Sendo assim, é nosso papel estar junto e apoiar causas como essas”, ressaltou Felipe.
Para a entrada no Clássico da Amizade 2024 de Futebol de Cegos será cobrado 1kg de alimento não perecível. A entrega deverá ser feita no dia e local do evento e os alimentos serão doados para a campanha ‘Natal Solidário’, da Paróquia de São Francisco, no bairro da Conceição. Para quem desejar ajudar pode fazer contato pelo (83) 3341-5429 ou (83) 99117-2220.
Codecom