A advogada Nevita Luna teve atuação de destaque, nesta terça-feira (03), na sabatina realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), com os candidatos a desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), pelo Quinto Constitucional. O evento foi realizado na Subseção da OAB de Campina Grande e contou com a presença dos 22 candidatos que disputam o cargo. A eleição para formação da lista sêxtupla da advocacia, que será enviada ao TJPB, ocorre no próximo dia 18 deste mês.
Na sabatina de hoje, Nevita mostrou profundo conhecimento sobre os principais e atuais temas da advocacia, respondendo com desenvoltura perguntas sobre Modernização do Judiciário, questões relacionadas a inclusão de tecnologia, precedentes de súmulas vinculantes, casos repetitivos, ativismo judicial: Judicialização de fatos políticos na perspectiva do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba
“Hoje, tive a oportunidade de participar da sabatina em Campina Grande, um momento crucial no processo de escolha para o Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça da Paraíba. A banca me desafiou com três perguntas centrais: a modernização do Poder Judiciário, o papel dos precedentes judiciais e o fenômeno do ativismo judicial. Em minhas respostas, busquei não apenas expor minha visão técnica, mas também trazer uma reflexão profunda sobre esses temas, utilizando como referência a imagem das metáforas do direito e sua íntima relação com a mitologia e a literatura, mostrando como o direito, assim como essas artes, é um campo que reflete as complexidades e nuances da sociedade”, declarou a advogada.
Nesta quarta-feira (04), Nevita participará de sabatina com os candidatos na cidade de Guarabira. Já na próxima semana, as sabatinas serão realizadas em Sousa (09/09/2024) e João Pessoa (11/09/2024).
Currículo
Nevita destaca que o seu currículo, com larga experiência na advocacia, como professora e qualificações na vida acadêmica a credencia como a mais qualificada entre as mulheres na disputa para formação da lista sêxtupla, que será formada em eleição direta entre os advogados paraibanos e enviada ao TJPB.
Professora universitária, com mestrado e doutorado, incluindo duas experiências acadêmicas internacionais, na França e no Canadá, Nevita possui uma rica trajetória acadêmica e profissional. Ela já atuou em mais de 1.200 processos.
Nevita lembra que iniciou sua carreira na advocacia em 2009 em João Pessoa. Em 2013, assumiu importantes processos nas cidades de Patos-PB e Recife-PE, que marcaram sua trajetória. Já publicou o livro ‘Por uma erótica do direito Contradições, diálogos e perspectivas entre direito e emoção. É membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família.
“Minha experiência abrange processos de família e sucessões, com notáveis resultados em casos de indenização por danos morais por violência doméstica e estelionato afetivo. Enfim, meu currículo e trajetória, tanto na advocacia, como na vida acadêmica, com certeza é meu diferencial entre os candidatos e candidatas para assumir a vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional”, afirmou.