Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Gaeco deflagra segunda fase de operação que combate fraudes contra aposentados na Paraíba

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba (Gaeco/MPPB), com o apoio da Controladoria-Geral da União, na Paraíba (CGU), deflagraram a segunda fase da Operação Retomada, na manhã desta sexta-feira (16).

A operação tem o objetivo de investigar fraudes em obtenção de benefícios de previdência social. Essa ação acontece nos bairros Manaíra e Cabo Branco em João Pessoa, e nas cidades de Cabedelo e Sapé.

De acordo com o MPPB, os alvos são servidores públicos e advogados. O prejuízo causados pelos descontos ilegais nos benefícios previdenciários somam mais de R$ 126 milhões.

As investigações apontam que até o momento, já foram identificadas 11 associações e entidades fraudulentas que moveram mais de 230 ações coletivas na Paraíba, atingindo mais de 100 mil aposentados e pensionistas de todo o país.

Operação Retomada

A primeira fase da operação foi deflagrada em 11 de dezembro de 2024, a partir de elementos que revelaram indícios de atuação sistemática envolvendo um juiz e advogados, que atuavam de forma organizada para manipular processos judiciais e obter vantagens ilegais.

Na ocasião, foram cumpridos mandados de busca, resultando na apreensão de documentos e dispositivos eletrônicos. A análise do material recolhido naquela etapa permitiu a identificação de novas frentes investigativas, o que culminou na deflagração da segunda fase.

Veja também:

Em Cima da Notícia - Onde a Informação chega primeiro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.