Capacitar para prestar um serviço qualificado. Esse é compromisso maior da Prefeitura Municipal de Cabedelo com a saúde. Nesta sexta-feira (28), 81 Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) de Combate a Endemias (ACE’s) receberam os certificados do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde e do curso técnico de Vigilância em Saúde, com ênfase no combate a endemias, realizados nos últimos 10 meses.
A solenidade de formatura da turma foi realizada pela Secretaria de Saúde do município, por meio da Atenção Básica e Vigilância em Saúde, no Cabedelo Clube. Os profissionais receberam a certificação técnica e estarão ainda mais capacitados para a realização do trabalho diário junto à comunidade.
O curso foi fruto de um projeto do Ministério da Saúde – “Saúde com Agente” – que ofertou capacitação aos ACS’s e ACE’s, com adesão voluntária dos municípios, e que Cabedelo prontamente aderiu por meio de sua Secretaria de Saúde.
O evento final contou com a participação do prefeito da cidade, Vitor Hugo Casteliano; do secretário de saúde do município e padrinho da turma, Murilo Suassuna,; e de representantes da Câmara Municipal de Cabedelo, do Conselho Municipal de Saúde, Vigilância em Saúde e atenção primária à saúde.
“Investir na capacitação, formação e aperfeiçoamento de nossos agentes é investir em uma saúde de qualidade, mais humanizada, voltada a melhor assistir ao cidadão. Por isso, não medimos esforços em uma ação como essa. Parabéns aos agentes aqui formados e espero que exerçam com ainda mais amor´, dedicação e conhecimento o oficio de cuidar do nosso povo”, destacou o prefeito Vitor Hugo.
“O usuário do serviço de saúde vai receber um profissional que foi treinado para um olhar mais especializado, mais atento, para alguns sintomas que acendem o sinal de alerta, levando para o conhecimento médico, para que seja dado uma atenção especial para aquele caso. Isso muda a cara do agente de saúde e do agente de combate a endemias e leva, com certeza, mais benefícios para a saúde da população”, complementou o secretário de saúde, Murilo Suassuna.
Para Edmilson Calixto, supervisor de preceptoria do Projeto Saúde com Agente, o programa é uma ação inédita do MS que busca fortalecer o Sistema Único de Saúde e que impacta diretamente na melhoria dos indicadores de saúde e de qualidade de vida de toda população por meio da qualificação desses profissionais.
“Esses profissionais, agora qualificados, abraçaram a missão de servir às comunidades com responsabilidade, empatia e integridade. Eles aprenderam que ser ACS e ACE, além de uma profissão, é um chamado para ser pilar de apoio e defensor da população, seja fornecendo educação em Saúde, realizando visitas domiciliares ou organizando atividades nas suas equipes. E por estarem diretamente ligados à comunidade, são eles que primeiro veem o impacto de suas ações na vida das pessoas que atendem”, pontuou.
Para os alunos do curso, o momento foi de muitos desafios. O ambiente virtual de aulas requereu um pouco de habilidade com a tecnologia e também disciplina; mas o desejo de alcançar o objetivo foi maior e eles superaram esses desafios.
“Estou orgulhosa de mim, de nós. Há um ano atrás a gente estava no desespero para entender como acessar o curso – muita gente pensou em desistir por isso – mas a cada mês que avançava, a gente precisava menos de ajuda e hoje estamos todos aqui colando grau, deu tudo certo. O conteúdo que estudamos foi muito importante para o nosso crescimento profissional e agora estamos mais capacitados, esperando a oportunidade para colocar esse aprendizado em prática”, testemunhou Cláudia Mércia de Vasconcelos, ACE.